Minimalismo Digital, por Mariana Soeiro

Minimalismo Digital

     Olá pessoal, sejam bem vindos ao Blog Soeiros, aquele que inspira Beleza Além da Estética. Eu sou a Mariana e hoje quero compartilhar com vocês um pouco sobre o minimalismo digital e o meu afastamento  das redes sociais em troca de experiências extraordinárias.

  Imagem do Vídeo Minimalismo Digital com Dicas para Encontrar o Seu Propósito


O que é minimalismo digital?

     Minimalismo Digital, assim como todos os outros, é a arte de trocar o tempo perdido na internet com coisas sem significado para você por experiências pessoais ou coletivas com maior contribuição para o seu sucesso. Como diria nossa querida Mary Gates "Precisamos encontrar a nossa própria definição de sucesso" e em algum momento nós percebemos que ela não estava 100% conectada com no nosso canal do Youtube.

Por que vocês decidiram postar menos?

     O nosso retorno em todos os sentidos no YouTube sempre foi baixo. Nós decidimos postar de acordo com o interesse de vocês sobre aquilo que gostaríamos de compartilhar. Eu acho que o saudável para nós hoje significa um vídeo por semana. Nós não queremos mais postar apenas para manter o Canal girando, hoje nós queremos investir o nosso tempo na forma que gostaríamos de ser reconhecidas, ou seja, Inspirar Beleza Além da Estética. Isso significa que a nossa única coisa, o nosso foco não está na beleza a algum tempo, mas em compartilhar o que está além dela para que ela sempre continue ali.

Como posso começar o minimalismo digital?

     Eu acredito que você deva começar pelas coisas simples que atrapalham o rendimento do seu dia. Isso vai variar de uma caixa de email abarrotada de informações de vendas de bens materiais que não te interessam, até o feed do Instagram cheio de pessoas não alinhadas com os seus propósitos. A ideia do minimalismo no geral vem para reduzir o que não é importante para que você tenha mais tempo para adquirir consciência sobre a qualidade de vida e invista em experiências mais significativas. 

Ou seja, em resumo:

1. Identifique o que está desorganizado ou em excesso na sua vida e otimize seu tempo;

2. Tenha um plano para se desconectar, organizar e diminuir o acesso das redes sociais;

3. Aplique o plano de forma a quebrar a inércia e se conectar aos seus objetivos;

4. Mantenha esse plano em ação e se comprometa e mudar de hábito para obter mais qualidade de vida.

Como destralhar/desapegar na sua vida digital?

     O destralhe digital acontece da mesma forma que o destralhe dos nossos bens materiais em nossas casas, a diferença entre um e outro é que no digital existe uma ocupação menor do espaço físico. Entretanto isso não quer dizer que o excesso de coisas e a falta de organização não nos tome um tempo valioso. Pense nisso, observe o que não funciona para você e desapegue o mais rápido possível.

O que tem no seu celular?

O meu celular hoje está completamente adaptado ao minimalismo digital, a mais de um ano as notificações foram removidas. Hoje, mantenho apenas o WhatsApp com amigos alinhados com as minhas propostas de vida e reduzi drasticamente o fluxo de informações através dele. Não acesso as redes sociais por ele, o que já me ajuda bastante a compreender e encarar as redes sociais como trabalho e não como diversão e dessa forma tenho reduzido o acesso não só a redes sociais no geral, mas a vida de pessoas tóxicas que ampliam o acesso a concessões e bens materiais que não aumentam a minha qualidade de vida.

Minimalismo Digital
Minimalismo Digital - Celular Minimalista

Quais bens materiais te ajudaram nesse processo?

Se eu fosse indicar dois bens materiais que me ajudaram nesse processo eu claramente compartilharia a Alexa, e o Kindle da Amazon e a mesa digitalizadora Wacom.  A Alexa tem uma proposta do uso de internet inteligente que me ajuda a organizar a agenda e me proporciona mais qualidade de vida ao acordar enquanto o Kindle reduz o nível de informações não relevantes na hora de dormir e durante o meu trabalho. A mesa digitalizadora Wacom me ajudou no acúmulo de papel e com certeza economizou muito meu tempo para organizar arquivos e o diário de acompanhamento da minha evolução no dia a dia. 

Confira um pouco da nossa experiência nos vídeos abaixo.






Como você organizou seu computador? O que faz com as fotos e vídeos?

O meu computador também foi otimizado para me dar mais tempo. Sua organização é feita por pastas com títulos de temas espefícicos acompanhadas por datas. Alguns arquivos mais específicos (como é o caso da minha tese) eu tenho uma tendência de usar tags também para facilitar a procura de um artigo com determinado estudo também. 

O que é mais importante no Minimalismo Digital?

O que é mais importante no minimalismo digital é otimizar seu tempo de forma produtiva, buscando informações relevantes e conectadas aos seus propósitos. Isso significa muitas vezes ficar off-line por um período mais longo para investir tempo de qualidade a quem você ama ou mais consciência e foco no que você ama fazer.

Qual o método que mais te ajudou nessa trajetória?

O Método Pomodori me ajudou muito a identificar o que não era essencial na minha vida principalmente no digital, mas esse é o assunto do vídeo da próxima semana. 


Obrigada pela sua presença por aqui! Um beijo para você e até a próxima!

Mariana Soeiro








You Might Also Like

0 comentários